domingo, outubro 07, 2007



Quadrinho é do carioca André Dahmer, conhecido pela tira 'Os malvados'


Atari 2600 completa 30 anos.


Outubro é o mês de aniversário do Atari 2600, que em 2007 completa 30 anos de existência. O videogame, que é fruto de um projeto de codinome Stella, é tido por muitos como o primeiro videogame doméstico, ainda que outros atribuam a façanha ao primeiro Odyssey, da fabricante Magnavox, lançado em 1972.

O fato é que o Atari 2600 (conhecido em seus primeiros anos como Atari VCS) foi o primeiro videogame a ganhar popularidade e ditar um modelo que é seguido até hoje. Seis gerações depois, os limitados cartuchos foram substituídos por poderosos DVDs e Blu-rays, mas a essência do mercado, de trabalho conjunto entre estúdios terceirizados que cooperam com as fabricantes de consoles, continua basicamente a mesma.

Em 1977 a Atari não era uma novata no mercado. Fundada cinco anos antes, a companhia distribuiu a primeira versão doméstica do jogo PONG, popular em fliperamas da época, e que a partir de 1975 começou a ganhar notoriedade.

Porém, foi apenas alguns anos depois que a companhia ganhou fama mundial e estabeleceu um novo padrão. O console, que tinha apenas 128 bytes de memória RAM e era vendido por US$ 199, sendo uma alternativa mais barata que o vício nas máquinas de pinball e primeiros jogos eletrônicos das casas de fliperama, o que deu início a uma mudança brutal no mercado.

Ainda que possa ser considerada como a segunda geração de videogames domésticos, o Atari participou da primeira geração de grandes clássicos, com o aparecimento de jogos como Pac-Man (clássico "comecome"), Pitfall!, River Raid, Enduro e as primeiras adaptações dos fliperamas para o videogame, que ampliaram a fama de jogos como Space Invaders, por exemplo.

Os anos se passaram e a indústria cresceu, se transformando em um mercado bilionário com produções de jogos semelhantes às de grandes filmes. Dos 4 kB de armazenamento nos cartuchos para 50 GB de dados em Blu-rays. Dos controles de um botão e um direcional para controles de três direcionais e 12 botões.

Os títulos que antes custavam pouco para fazer e eram desenvolvidos por apenas um ou dois programadores, hoje, envolvem dezenas de profissionais, anos de produção e um alto investimento.

Hoje, de sua fabricante restou pouco. A que foi a pioneira e uma das maiores empresas de game um dia, está em dificuldades financeiras e corre para distribuir seus poucos títulos. Os tempos mudaram, mas uma coisa é certa: os jogos da Atari continuam lembrados e inspirando outros jogos 30 anos após seu lançamento, feito que outras poucas empresas conseguiram e conseguirão.
Fonte: Geek.com.br


Clique aqui
e baixe um emulador de Atari 2600 para você relembrar os velhos tempos jogando ele no seu micro.

Clique aqui
para acessar um site com milhares de jogos de Atari 2600 para você baixar.







American Hardcore[documentário].


AMERICAN HARDCORE
Um documentário de Paul Rachman, EUA, 2006, 100´.


A história do punk rock americano entre 1980 e 1986. Praticamente ignorada, a cena punk rock hardcore do início dos anos 80 foi percussora da música e da cultura que se seguiram. Haveria estas bandas atuais se não existissem os pioneiros como Black Flag, Bad Brains e Minor Threat?
Hardcore era mais do que música, era um movimento social criado por jovens marginalizados da era Reagan. Naquele tempo nos Estados Unidos não existia esquerda. Direita era o governo Reagan e a esquerda era o hardcore!

Constituíam uma tribo, enquanto alguns procuravam um mundo melhor, outros estavam irritados e querendo mandar tudo para o inferno!

Hardcore, mais do que um simples estilo musical, e sim um estilo de vida!
Na atualidade a maioria (digo quase todos) estão equivocados quanto o estilo, quanto à forma de pensar. A maioria do pessoal moderno intitulado punkrocker não passa de uns "pobres" (entre aspas, porque são tudo um bando de riquinhos filinhos de mamãe!) leigos, imbecis e que não conhecem a história do movimento na qual se intitulam, pertencentes.

Aposto que todos os precursores do hardcore devem olhar para a gurizada nova e sentir um enjôo no estômago e uma vontade de cuspir! (caótico não, realista!).

Baixem o documentário que vale muito a pena!

Clique aqui para baixar o torrent e a legenda.


Não sabe usar Torrents? CLIQUE AQUI.



(Trailer)