segunda-feira, outubro 01, 2007

De onde vem o termo "bug" ?


Sabe que ultimamente comecei a fazer uma coisa de que gosto bastante mas que faço pouco. (ler)
Para a pessoa que quer começar a ler com frequência mas que não consegue vencer o atrito da preguiça nada melhor que uma leitura de impacto, seja com assuntos de que ela curte ou seilá.
Peguei recentemente um livro bacana do
Dan Brown: Fortaleza Digital (recomendadíssimo). Para quem curte computadores e derivados é um prato cheio com referências à programação e outros termos e sentidos.
Numa parte do livro mais especificamente CAPÍTULO 34, pág. 124, ele dá uma referência ao termo BUG e explica a sua origem.
"O termo originou-se do primeiro computador do mundo, o Mark I, construído em 1944 em um laboratório da Universidade de Harvard. Ocupava uma sala inteira e era um labirinto de cabos conectando válvulas e circuitos eletromecânicos. Quando estava em operação, surgiu um erro persistente, e ninguém conseguia descobrir a causa. Após horas de pesquisas, um assistente de laboratório finalmente conseguiu solucionar o problema. Aparentemente uma mariposa havia pousado em uma das placas do do computador e, tendo morrido pelo choque elétrico, criou um curto-circuito. Apartir de então, os erros de computador passara a ser frequentemente chamados de bugs".